quinta-feira, 11 de julho de 2013

A NOITE ÁRABE (RS)

Renovação necessária de linguagem
“A noite árabe” do Grupo Jogo é um prato cheio para quem gosta de renovação de linguagem e arte contemporânea. O Grupo Jogo preza pela incessante busca na renovação da linguagem e o que percebemos é de como esta busca tem refletido na qualidade dos seus trabalhos. “A noite árabe” é um espetáculo que tem uma concepção que mescla elementos contemporâneos como o vídeo, o teatro físico, a fragmentação da narrativa, com textos rápidos e corrosivos. 
A encenação consegue seduzir nos primeiros momentos com a performance de João Pedro Madureira e ao longo da montagem vão se acumulando os méritos, a começar pela direção de Alexandre Dill, que consegue articular todos os elementos, encadeando-os todos com excelência. Dill foge de todas as armadilhas e clichês que uma montagem como essa poderia cair, onde justapõe a linguagem audiovisual e o teatro, e a torna limpa, orgânica e empolgante. 
O trabalho dos interpretes está impecável, todos entregues a proposta, hipnotizando a plateia, através de um texto verborrágico e provocante que imprime ao espetáculo um tempo/ritmo eletrizante. João Pedro Madureira surpreende pela comunicação através da corporeidade, está excelente. Thainá Gallo é uma excelente atriz/interprete que transborda verdade, difícil tirar os olhos dela. Emanuele de Menezes tem um olhar magnetizante que seduz o espectador. Igor Pretto e Gabriel Faccini completam o elenco com entrega, porém não atingindo o mesmo desempenho dos três primeiros, mas que não chega a comprometer a encenação. O elenco é o grande responsável por dar corpo e voz a este importante trabalho do teatro gaúcho. 
Todos os elementos estão a serviço do espetáculo e alcançam um resultado fantástico. Iluminação precisa de Igor Pretto, figurinos de Fabrizio Rodrigues estão na medida, o cenário composto por painéis produzem imagens precisas e espaços criativos. 
O espetáculo me impressionou muito, sai extasiado do teatro, e desde então indiquei para vários colegas não perderem a oportunidade de assistir “A noite Árabe” do Grupo Jogo, pois com certeza vão presenciar um espetáculo que esbanja teatralidade aliada a tecnologia que surpreender do inicio ao fim. Vida longa ao trabalho!

FICHA TÉCNICA 
Intérpretes JOÃO PEDRO MADUREIRA, THAINÁ GALLO, EMANUELE DE MENEZES, IGOR PRETTO E GABRIEL FACCINI
Assistente de direção FILIPPI MAZUTTI 
iluminação IGOR PRETTO 
cenário BRUNO SALVATERRA 
trilha sonora original PEDRO ERNESTO PETRACCO 
figurino FABRIZIO RODRIGUES 
preparação vocal LÍGIA MOTTA 
direção de fotografia e vídeo GABRIEL FACCINI E PEDRO HENRIQUE RISSE 
operação de vídeo JONAS BARROS 
arte gráfica LUIZA MENDONÇA 
produção PALCO ABERTO PRODUTORA 
realização INSTITUTO GOETHE PORTO ALEGRE E SECRETARIA DE CULTURA DE PORTO ALEGRE