segunda-feira, 25 de novembro de 2013

PRINCIPES E PRINCESAS, SAPOS E LAGARTOS (RS)


Ao comemorar seus 25 anos de Invenção Teatral a Cia. Stravaganza estreou neste ano mais um trabalho dirigido as crianças. Trata-se de "Príncipes e princesas, sapos e lagartos" baseado no livro homônimo  de Flávio de Souza. Ao sair do teatro fiquei pensando o quão importante é a produção deste coletivo no âmbito teatral gaúcho e em nível nacional. Pude acompanhar diversas montagens como esta, "Ópera Mostra", "A comédia dos erros", "Encontros depois da chuva", "Bebê bum" e "Sacra folia". E o que percebo é que a cada novo espetáculo o grupo não se deixa acomodar-se, pelo contrário, busca sempre novidades e novas linguagens, o que possibilita esta longevidade e inovação que é marca registrada do grupo. 
Em "Príncipes e princesas" não é diferente, trata-se de um espetáculo que tem uma concepção bastante simples e despojada, porém ao tratar de fábulas de um modo contemporâneo acerta em cheio, ao trazer uma linguagem direta que consegue dialogar com a realidade dos pequenos de hoje. 
A trama do espetáculo apresenta uma série de histórias curtas que são independentes, mas dialogam com o todo, trazendo personagens cômicos e engraçados que são interpretados pelo trio de atores, Duda Cardoso, Fernanda Petit e Áquila Mattos, que usam e abusam de diversos figurinos e adereços de cena. Os três atores são ótimos e conseguem materializar em cena os diversos tipos que fazem parte das histórias.  
Com um resultado simples o espetáculo encanta justamente por atualizar as histórias clássicas trazendo a tona uma linguagem ágil e que dialoga diretamente com as crianças de hoje. 


Elenco: Duda Cardoso, Fernanda Petit e Áquila Mattos 
Trilha sonora original: Ricardo Severo 
Cenografia: Adriane Mottola e Duda Cardoso (que também assina o figurino) e Fernanda Petit 
Iluminação e operação de luz: Ricardo Vivian 
Programação visual: Rodrigo Mello 
Texto de Flávio de Souza
Direção de Adriane Mottola.