domingo, 11 de agosto de 2013

NÓS (EM OFF!)


SURPREENDENTE!
Nós (em off!) é um espetáculo surpreendente. Primeiro porque é uma grande homenagem ao teatro. Segundo porque é uma grata surpresa conhecer o trabalho de novos profissionais e de novos grupos que estão surgindo na cidade, como a Cia Teatro Levem-nos para casa. O espetáculo tem dramaturgia de Everson Silva, livremente inspirada no texto “Noises Off” de  Michael Frayn que já conta com algumas montagens pelo mundo afora. A montagem que assistimos, prima pelo detalhe, demostrando o conhecimento e boa utilização da carpintaria teatral. 
O mote do espetáculo é bastante simples: um grupo de teatro que tenta sobreviver ao caos e à loucura de uma montagem de um espetáculo. Assim, a insanidade escondida dos bastidores ganha vida cênica. E é justamente esta “vida cênica” que faz com que “Nós (em off!) agrade em cheio a plateia. O espetáculo é dividido em três partes: na primeira assistimos ao ensaio geral de um grupo de teatro, com direito a interferência do diretor, que está na plateia dando as coordenadas. Aqui ocorre várias situações bastante peculiares aos trabalhadores da arte. No segundo momento o público é convidado a conhecer os bastidores do ensaio do grupo, subimos ao palco e assistimos ao ensaio da mesma peça do primeiro momento, porém atrás do cenário. Para mim este foi um dos grandes trunfos do espetáculo, pois como um “voyer”, espiamos tudo o que acontece “em off” no teatro, ou seja, conhecemos as marcas, os erros, entradas e saídas de cena, confusões e até mesmo os romances que ocorrem nos bastidores, enquanto lá no palco, o grupo segue ensaiando a mesma peça que já havíamos assistido. Mas o mais genial é que na terceira parte, voltamos para a plateia e assistimos a estreia do espetáculo, porém ficamos sabendo como toda aquele caos dos bastidores interfere na cena apresentada. 
O espetáculo é muito bem ajustado e articulado, a começar pelo belíssimo cenário de Rodrigo Shalako, que é extremamente funcional e necessário para o bom andamento do espetáculo. Figurinos, iluminação e trilha estão na medida para auxiliar no desenvolvimento da peça. 
Elenco e direção são os grandes responsáveis pelo sucesso do trabalho. A direção de Everson Silva soube explorar muito bem as potencialidades de cada ator, sendo que suas interpretações oferecem um jogo à cena que movimenta a narrativa, trazendo sempre surpresas que fazem o ritmo da encenação não cair. O elenco (que inclui o próprio diretor) está coeso, jogando limpo, com sinceridade e honestidade, brincando e se divertindo, e isso ecoa diretamente na plateia que adere facilmente a proposta do grupo e se diverte muito. Os atores constroem tipos e figuras que fogem dos clichês, e se revelam muito mais nas cenas de bastidores, onde a ação requer um ritmo frenético e pulsante. Todos os atores, sem exceção estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido, e a opção de colocar a figura do diretor em cena é interessantíssima. 
Um trabalho digno de gente grande, com uma produção bem cuidada, que se preocupou em cada detalhe da peça. Desejo vida longa ao trabalho que merece ser assistido e conhecido por muito mais espectadores. 
Bravo!!!

Ficha Técnica:
Direção: Everson Silva
Assistente de direção: Pedro de Camillis
Dramaturgia: Everson Silva, livremente inspirado no texto “Noises Off” de  Michael Frayn
Produção: Jony Pereira
Elenco: Daniele Carvalho, Rodrigo Shalako, Gustavo Cardoso, Iurqui Pinheiro,  Jony Pereira, Letícia Bottari, Duda Meneghetti e Everson Silva.
Cenografia: Rodrigo Shalako
Iluminação e Operação de Som: Lelê Vilanova
Fotos: Bibi Jukoski
Realização Cia Teatro Levem-nos para casa